Pesquisar este blog

domingo, 9 de agosto de 2015

Por onde andará o Sebastião?


POR ONDE ANDARÁ O SEBASTIÃO?

Robson Matos

Todos sabem, não há nenhuma novidade, amo o mar, o sol, a praia. Amo por sua beleza, pelo esplendor do movimento das suas águas e pela maneira que ele sustenta a vida.

Todos sabem também que gosto muito de um bom papo, como bom mineiro, de jogar uma conversa fora. Todavia, nunca acho que conversa se jogue fora. Toda conversa trás uma nova amizade, um novo aprendizado e uma bela reflexão. 

Dias destes, fazendo jus ao apelido dado a mim pela minha filha mais nova, ou seja, boca frouxa, travei um belo diálogo com uma bela e simpática mulher, enquanto bebericava um chopp gelado e admirava o mar:

Olá! Tudo bem?  - disse eu.
- Sim e você?
- Vejo você aqui todos os dias e nunca tivemos a oportunidade de conversar. Pelo visto você, assim como eu,  gosta muito da praia.
- Com certeza, amo este lugar. Ele me trás paz! 

Assim, o papo foi se desenvolvendo e já estávamos, eu e a Consuelo, bebendo juntos. Quando disse que eu era professor, vi seus olhos lacrimejarem e por alguns segundos ela engoliu seco e tornou a falar.

- Quando tinha meus 12 anos, me apaixonei por um professor, Professor Sebastião. Sua voz doce embalava meus sonhos durante as aulas. Era a melhor aluna na disciplina dele. Fazia tudo com muito afinco e carinho para chamar sua atenção, conquistar sua admiração e quem sabe o seu amor por mim. 

Era possível ver o brilho em seus olhos à medida que balbuciava aquelas palavras. O professor Sebastião era um professor carinhoso e ao mesmo tempo rigoroso. Consuelo, por ser muito aplicada na disciplina dele, era sempre tratada com menos rigor.

- Meu amigo, acho que já posso te chamar assim, não é mesmo? 

Eu apenas disse sim balançando a cabeça para não interromper aquela história que já estava achando bonita, e ela continuou.

- Seu perfume era maravilhoso, seu sorriso me encantava e a cada palavra me punha a sorrir. Ninguém percebia, nem o Sebastião. Ensaiei várias vezes me declarar para ele, mas faltava-me coragem. 

Consuelo, por achar que estava me perturbando com aquele assunto, ameaça parar de contar-me. Insisti que ela continuasse. A história estava me interessando muito. Ela então continuou.

- Aí Robson, muito nova e sem saber como agir, procurei alguém para me ajudar, me aconselhar, dizer como deveria proceder. Tive medo de me abrir com as minhas amigas. Medo de ser incompreendida. 

Ela, então, decidiu se abrir com a mãe. Segundo ela mesma, este foi um grande erro! Sua mãe, ficou escandalizada quando ela disse: 

- Mamãe, vou me casar com meu professor! 

A mãe, no mesmo dia, a trocou de escola e começou a convencê-la a voltar com o seu primeiro namorado. Ah! Bom que se diga que Consuelo, logo que percebeu estar apaixonada pelo professor Sebastião, decidiu terminar com o Rodrigo, seu primeiro namorado. Não havia um único dia que a mãe não insistisse neste assunto. Constantemente chamava o Rodrigo para uma almoço, um café da tarde e assim continuou por um bom período. 

- Fui tão idiota que não contei para o Sebastião sobre os meus sentimentos e acabei me casando com o Rodrigo. Acho que nunca mais eu gostei de um homem assim. Me acostumei com o pai dos meus filhos, mas não foi como o que eu queria e acabou. 

O tempo passou e Consuelo decidiu casar-se novamente. Segundo ela, no início havia amor mas com o tempo foi gastando tudo. 

- Entre um casamento e outro meus pensamentos viajavam na eterna procura do verdadeiro amor que eu senti. Gostar, a gente gosta de muita coisa mas, amar é só um. Meu amor platônico ou louco continua e eu gosto de viver está história.

Consuelo acredita que  não consegue amar um outro homem. Ela está sempre imaginando onde estará aquele professor que fazia seu jovem coração acelerar. 

- Até hoje, só de pensar, falar, ou até mesmo ouvir uma música me faz lembra-lo! É uma coisa gostosa! Espero que o que sinto nunca acabe. 

O amor é isto! Às vezes possível, outras platônico! Porém, sempre verdadeiro e sem explicação. 
Por onde andará o Professor Sebastião? 
Gostaria de conhecê-lo. Gostaria de ajudar a curar o coração desta linda amiga!




4 comentários:

  1. SIMPLESMENTE MEUS PARABÉNS ,VCE E FERA.COM AS PALAVRAS QUE VIRA UMA LINDA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. COMO CONSUELO EU TBÉM TIVE UM AMOR ASSIM,QUE FICOU GUARDADO DENTRO DE MIN. E ONDE ANDARÁ????????????PARA AMIGO ESCRITOR MAIS UMA VEZ AKI NO SEU BLG PRA TE PARABENIZAR PELO LINDO TRABALHO..

    ResponderExcluir
  3. Adorei ttdo de bom ler ela aki bjs Robson Matos

    ResponderExcluir
  4. SAUDADES GRANDE DO MEU PRO FÉ SORRISO
    BJS AMIGOS
    ROBSON MATOS.

    ResponderExcluir