Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Depois da água, Tchutchuca está de olho no oxigênio


Depois da água, Tchutchuca está de olho no oxigênio

Robson Matos



Desde o início desse desastroso governo, trabalhadores e a população mais pobre têm sofrido com perdas de direitos. Foi assim com a reforma da previdência e o aprofundamento das reformas trabalhistas do Presidente golpista.

Tudo se inicia quando a Rainha Louca decide transformar o Tchutchuca no seu posto Ipiranga. Mas, é lógico que o Presidente teria que entregar a Economia para alguém, afinal do assunto ele nada entende. Aliás, ele parece não entender de absolutamente nada! E desde a sua posse, Guedes parece estar cada vez mais forte.


Mas, a Rainha Louca fez uma das piores escolhas possíveis. Tchutchuca nunca teve experiência no setor público e possui uma visão distorcida da realidade brasileira. Guedes aproveitou-se do Estado para a sua formação acadêmica. Ele graduou-se em Economia pela UFMG, uma Universidade Pública, fez mestrado na FGV e em seguida obteve seu doutorado na Universidade de Chicago com bolsa do CNPq. Depois de mamar nas tetas do Governo, Tchutchuca defende o chamado Estado mínimo e despreza servidores públicos e empregadas domésticas.


Enfim, o neoliberal Tchuchuca, depois de mamar nas tetas do Governo acusa os servidores de quebrar o Brasil e quer deixar que a mão invisível do mercado tome conta dos recursos públicos. Quem é o real parasita?


O Tchuchuca vomitou muitas bobagens sobre estabilidade e ganhos salariais do servidor público. Além disso, o infeliz desconhece o real papel do servidor público dentro do Estado. Mas, ao falar para a mão invisível, tentou mostrar que ele é o semideus que salvará o Brasil. Aff!


Para o Tchutchuca, o fim das desigualdades deve ficar apenas no discurso e não consegue esquecer aqueles que lutaram pelos mais necessitados.

Infelizmente, o Congresso Nacional está seguindo a cantilena das privatizações impostas pelo Tchutchuca. Mas, Guedes é incapaz de levar em consideração os exemplos de outros países que levaram a cabo privatizações de setores essenciais e acabaram voltando atrás. O Tchutchuca já deixou claro que não haverá investimento público e não consegue esquecer os Governos que conseguiram elevar o padrão de vida dos mais pobres.


Cidades como Berlim, Paris, Budapeste, Bamako (Mali), Buenos Aires, Maputo (Moçambique) e La Paz decidiram pela reestatização dos serviços de água em função de as Parcerias Público Privadas terem levado a um aumento exorbitante das tarifas. Além de tarifas altas, grosso modo, as empresas assumem o serviço de água e não cumprem as promessas feitas e atuam com falta de transparência.

O Brasil precisa sair de sua bolha e olhar as experiências internacionais. Não é possível ficar ouvindo as bobagens ditas pelo Tchutchuca que quer enriquecer os já milionários brasileiros.

O marco regulatório do saneamento, certamente, será facilmente sancionado pela Rainha Louca. Afinal, o Presidente já cansou de dizer que quem manda é o Tchutchuca. Dessa forma, iremos observar o aumento das desigualdades sociais nesse país.





A quem interessa a aprovação do marco legal do saneamento. Desnecessário dizer que aos grandes investidores e conglomerados.


O Senador Tasso Jeireissati foi o relator do Projeto no Senado e fez campanha pela aprovação rápida do marco regulatório. O Senador tem patrimônio de R$400 milhões e o Grupo Jereissati comanda a Calila Participações, a única acionista brasileira de um dos maiores fabricantes de Coca-Cola do mundo.


O Tchutchuca disse, na patética Reunião Ministerial da República da Rainha Louca, que eles irão ganhar dinheiro investindo nas grandes empresas. Infelizmente, ele não disse quem irá ganhar! Seria ele a  enriquecer? Ou seriam todos os presentes à reunião!


Guedes pode estar seguindo o exemplo de Michael Heseltine, um grande investidor britânico que se tornou membro do Parlamento inglês na época das privatizações promovidas pela Dama de Ferro. Heseltine acabou sendo acusado de beneficiar-se com compra e venda de ações das empresas a serem privatizadas, quando usava de informações privilegiadas.

Para o Tchutchuca, tudo tem que ser vendido e ele não faz cerimônia em menosprezar as empresas públicas. Estaria ele fazendo com que seus valores caiam, para beneficiar ainda mais a mão invisível do mercado?


A verdade é que a barraquinha do Tcutchuca está em pleno funcionamento, mesmo com a ordem do Distrito Federal de fechamento do comércio. Será que o Guedes já está mirando a privatização do oxigênio que respiramos?


Mister se torna derrubar a Rainha Louca, mas tenhamos a consciência que teremos muito trabalho para reconstruir tudo que esse desgoverno destruiu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário