Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

Fraudatelli, o Quase Ministro!


Fraudatelli, o Quase Ministro!

Robson Matos


Depois de obter o título de “Quase Doutor” pela Universidade Nacional de Rosário na Argentina, Decotelli agora recebe o título de Quase Ministro. E por que ele caiu sem ter entrado?

Muitos, principalmente aqueles que não conhecem a academia, tentaram minimizar as críticas em relação às fraudes que Decotelli promoveu em seu Currículo Lattes. Como exemplo, cito um trecho da fala da Fátima Oliveira no programa Globo News Em Pauta, no dia em quem surgiu a denúncia de que Fraudatelli não havia concluído seu doutoramento:


Fátima, não foi uma falha tola! Foi uma falha grave! Concordo que para ocupar o cargo de Ministro da Educação não seja necessário possuir o título de doutor. O MEC precisa de alguém com competência para gerir os inúmeros problemas da educação que foram agravados durante a trágica República da Rainha Louca. No quesito sobre a competência do Decotelli, discordo da comentarista, novamente. Não vi os bons atributos a que você se refere. Fraudatelli chegou carregando em seus ombros a suspeita de haver fraudado uma licitação no FNDE (veja aqui).

Mas, gostaria de voltar à questão da “falha tola”! A academia é baseada na meritocracia, logo, é partir da produção intelectual que obtemos o financiamento para a pesquisa, além de progredirmos na carreira. Portanto, se você frauda o seu Currículo Lattes, você está fraudando todo um sistema de desenvolvimento educacional, científico e tecnológico.

Dito isso, é possível que uma pessoa como Decotelli, uma hecatombe de fraudes (veja aqui), possa ocupar o cargo de Ministro da Educação? Talvez, a Fátima e boa parte daqueles que minimizaram esses fatos tenham se esquecido de lembrar que o Ministro da Educação tem sob a sua batuta, respeitada a autonomia universitária, o Sistema Federal de Ensino Superior.

Em suma, Decotelli ficou desmoralizado! No entanto, Sr. Fraudatelli, não venha culpar a nós, críticos contumazes da boa ética em relação às fraudes no Lattes. Não culpe, também, a imprensa por haver divulgado suas fraudes. Você desmoralizou a si próprio! Lhe faltou ética, decência e força de vontade para obter o seu, talvez tão sonhado, título de doutor. Para você foi mais fácil inventar um. Aliás, você não inventou apenas o título de doutor, você também fraudou ao dizer que você fez um estágio de pós-doutoramento[i]

Em sua primeira entrevista após ser nomeado Ministro, Fraudatelli mostrou toda a sua incompetência sobre o funcionamento da pós-graduação. Talvez ele quisesse explicar o inexplicável a título de se defender.


Primeiramente, meu caro senhor, não são “inconsistências” encontradas em seu currículo! Foram encontradas mentiras e essas são imperdoáveis para o sistema educacional. Além do mais, não existe cerimônia de formatura para pós-graduação sem defesa de tese. Mas, felizmente, você caiu na realidade e corrigiu o seu Currículo e colocou como “doutorado interrompido”.



Todavia, ainda não engoli sua explicação e/ou aceitei a sua correção. Tenho para mim que você participou de um intercâmbio entre a FGV e a Universidade Nacional de Rosário, onde cursou algumas disciplinas. Digo isso com base nas datas colocadas em seu Lattes. Você indica ter iniciado o “doutorado interrompido” em 2007, ou seja, quando ainda estava cursando o mestrado na FGV. Aguarde, ainda irei conferir! Fraudes no Currículo Lattes é um assunto muito caro a mim e, 18 anos atrás, já fazia denúncias sobre o tema (veja aqui).

Em outro trecho da entrevista, Decotelli mostra toda o seu desconhecimento sobre pós-graduação. Um título obtido no exterior tem validade no Brasil, desde que a tese defendida, e aprovada, seja validada por uma Universidade Federal.


Sou professor universitário há 27 anos e durante esse tempo nunca ouvi dizer de um estudante de pós-graduação que tenha tido sua tese recusada para defesa por ser muito profunda! Fraudatelli, por favor, conte outra! Essa não cola para cima de mim. Há anos não acredito em Papai Noel, mula sem cabeça, Saci Pererê e lendas desse gênero! O melhor seria você assumir a sua incompetência! Algum dia você parou para pensar que o fato de você não ter obtido uma bolsa da Capes, CNPq ou outra agência de fomento tenha sido por falta de um bom Currículo? Além disso, uma vez que você já havia cursado as disciplinas e  de seu trabalho, aparentemente, não envolver experimentos, você poderia ter escrito a tese no Brasil.


Sobre o plágio de sua dissertação de mestrado, Fraudatelli, fazendo uso de muita prolixidade, tenta negar o inegável. Não houve descuido, e se houve a banca deveria ter sugerido a correção. Houve plágio! Os textos estão todos disponíveis para quem quiser conferir, como bem apontou o Prof. Conti. 


Um último detalhe, Decotelli, nós estamos em 2020. Tudo bem que todos queremos que esse ano termine, mas ainda não terminou.



Ao relatar para os jornalistas, Fraudatelli explicou o que a Rainha Louca queria saber na reunião que teve com ele e aproveitou, bem ao seu estilo, para maquiar o currículo dele:



Pois é, Fraudatelli, seu lastro ainda está em xeque! A FGV já informou que você não faz parte do quadro de professores efetivos.

Não posso finalizar sem tocar em um discurso raso que tomou conta das redes sociais assim que surgiram as informações sobre as fraudes do Currículo Lattes do Decotelli. Alguns, sem uma capacidade de debater de maneira profunda, acusam-nos de racismo por “bater” mais no Decotelli e na Joana D’Arc – a professora disse ter feito pós-doutorado em Harvard – por eles serem negros. Refuto essa tese com toda a minha veemência possível. O fato de eles terem “apanhado” deve-se a eles estarem ligados à área da educação. Joana D’Arc e, principalmente, o Decotelli deveriam servir de exemplo de idoneidade! Aliás, Decotelli falou do racismo que sua filha sofreu na escola. Acho horrível, me solidarizo com ele e em seu lugar, teria feito o mesmo. Como ele, teria usado esse ocorrido como um incentivo para a minha filha. Mas, uma vez que o assunto foi colocado de forma aleatória durante a entrevista, deu-me a impressão de ele estar tentando ecoar esse discurso que ocorreu nas redes sociais e assim podendo estar usando desse subterfúgio para esconder os seus erros.

Decotelli e Joana D’Arc não foram os únicos a fraudarem o currículo. A lista é longa: Presidente Dilma, Vèlez, a Ministra da Goiabeira, o Bobo da Corte Fujão e o Ministro do Desmatamento. Todavia, espero que Decotelli tenha sido o último a fraudar o Currículo Lattes.
Portanto, Decotelli caiu de podre! Caiu por ter mostrado que não teria credibilidade junto às centenárias Instituições Federais de Ensino.

Quem é Decotelli? Ele é o “Doutor quase honoris causa” que foi estagiário de “pré-doutoramento” na Alemanha e é chamado pelos íntimos de “Ministro Recortelli Colelli”.

Eu, particularmente, prefiro chamá-lo de Fraudatelli, aquele que acabou de obter o título de “Quase Ministro”. 



[i] Muitos, de maneira equivocada, acham que pós-doutorado é mais um título. O pós-doutoramento é apenas um estágio profissional de alto nível. Erroneamente, algumas Universidades Estaduais Brasileiras pagam um adicional salarial para aqueles servidores que possuem pós-doutoramento em seu currículo.

4 comentários:

  1. O pior de tudo isso, é que ainda temos que agradecer aos... Argentinos. Vixee rsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa é muita vergonha, que estamos passando ! Agora ele vai colocar no seu currículo mais essa, Ministro da Educação, mas para fazer parte desse DesGoverno basta entender de Fake News

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro, como presidente, é culpado pelas 60 mil mortes, assim como também é sua culpa a quebradeira das empresas e a consequente perda de milhões de empregos no país, sejam eles formais ou informais. Motivo, salvar as cabeças dos três filhos delinquentes e do próprio da cadeia, por um leque de crimes praticados sob o seu comando.Sabemos que tudo que vier deste governo será desta forma,mentiras,gente sem ética,sem caráter.A cada dia uma nova mentira,a cada dia uma vergonha maior para o povo brasileiro.Sempre digo que a cada "pronunciamento" deste ser sem luz :ele vomita em um dia e engole no outro.AFF!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, eu estava ansiosa para ler algo assim, que é justamente o que eu pensei sobre este assunto, desde o início, escrito por alguém q, além de lucidez, também tem conhecimento do assunto 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir