O prazer de ser professor
O texto não e meu. Essa foi a mensagem que recebi de um aluno, o Vinicius
Ramos Braga. O Vinícius foi meu aluno de Química Geral I no segundo período de
2014 no curso de Química na UFRJ em Macaé. Um querido e que nesse período de
isolamento vem interagindo de forma muito educativa e responsável nas redes
sociais. Posso afirmar, sem medo de errar, que esse foi o maior reconhecimento
que já recebi nesses meus 26 anos de carreira como docente.
Ele me arrancou lágrimas ao me mostrar que seguir os passos do grande
educador brasileiro Paulo Freire é o caminho certo. A educação deve ser
libertadora. Ele não colocou o título, mas acho Educação Libertadora um título
adequado. Muito obrigado Vinícius!
Educação Libertadora
Vinícius Ramos Braga
Aproveito a oportunidade de agradecer ao senhor. Uma das coisas das quais
mais me orgulho na vida é ter tido sempre bons mestres. Com isso quero dizer
que não só aprendi com pessoas com alto grau de conhecimento, mas dispostas a
ensinar tudo o que elas sabem, para que, quem sabe, a gente não consiga
superá-las e com isso toda a humanidade ganha. É por essas pessoas que chegamos
até aqui, todo conhecimento transferido e aprimorado, e o senhor é um desses.
Já fiz um pouco de cada faculdade, comecei em licenciatura em química no
IFRJ de Gramacho-Duque de Caxias, tive que parar por conta de horário de
trabalho, voltei a estudar aí na UFRJ-Macaé, Bacharelado em Química, tive que
parar por motivo profissional novamente, hoje estudo Administração no
CEDERJ-Pólo Macaé, dos quais acho um exemplo de educação inclusiva, sem o qual
vários pais e mães que precisam trabalhar não poderiam cursar uma educação de
ensino superior. Coisa emocionante de se ver é nos dias de provas, avôs e avós,
pais, todos cuidando de crianças para que seu familiar possa fazer as suas
provas. O CEDERJ é muito mais do que um diploma, é a abertura de horizontes,
mesmo que o aluno não consiga seguir os seus estudos e se formar, o contato com
as disciplinas muda a sua vida, é conhecimento. O que me entristece é ver
pessoas fazendo pouco caso do maior patrimônio da humanidade, o conhecimento.
Me lembro bem de uma situação, o senhor sempre tentou nos ensinar a ter o
pensamento crítico sobre a química, hoje todo mundo fala muito disso
"critical thinking", sem saber de fato o que seria, é só mais uma
expressão no meio dos negócios, para vender cursos de "coaching"
talvez. Um exemplo prático desse ensino de pensar criticamente, certa vez ainda
na UFRJ, tinha uns colegas com dificuldade sobre diagrama de Pauli e aquelas
"regrinhas" que criam sobre tabela periódica e eu me lembrei de algo
que o senhor havia ensinado, sobre a lógica da distribuição dos elétrons nos
orbitais, não me recordo bem agora para explicar, mas naquela hora eu expliquei
para eles e foi bacana porque ficou tudo claro.
Pois é, o pensar criticamente, entender o que está aprendendo, não apenas
decorar, é o tão procurado "critical thinking", competência
necessária para resolver os problemas, e que pode ajudar a resolver o nosso
atual problema, pensar criticamente, com base em dados. Não vou me alongar
mais, novamente, agradeço por todo o conhecimento recebido, tenha certeza de
que o senhor faz a sua parte, e isso importa, para o mundo, para a humanidade.
Muito obrigado!
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